Psicologia e carreira

Psicologia e Carreira

 

Em homenagem ao dia do Psicólogo, 27 de agosto, escrevo este artigo especialmente para reforçar a importância da ciência do comportamento em nossa vida, especialmente em nossa carreira.

A Psicologia é uma ciência que possui técnicas, instrumentos e ferramentas que servem para entender, explicar e predizer o comportamento humano. Muitas pessoas atribuem ao psicólogo o reconhecimento pela área clínica, porém, existem inúmeras aplicações como área escolar, jurídica, social, organizacional, do esporte, dentre outras. Na verdade, independente da área, todas possuem o mesmo objetivo, o foco no ser.

Como esta ciência pode contribuir em sua carreira? Bem, como a Psicologia é a ciência que compreende como as pessoas pensam, sentem e agem, a primeira forma de contribuição é auxiliar no aprofundamento do autoconhecimento. Explorar seus valores, o que é importante para você, serão tópicos que deverão ser explorados e que, ao se tornarem conscientes, trarão possibilidades de novos caminhos e escolhas em suas carreiras.

Contribui para aprimorar relacionamentos interpessoais. No mundo corporativo, diferente de nossa vida pessoal, não escolhemos as pessoas que iremos conviver. Por tal razão, somos desafiados a conviver com pessoas diferentes tanto em termos de atitudes quanto de valores. E, se não tivermos um equilíbrio emocional para tal, podemos até adoecer ou desistir de alguns ambientes pela falta de habilidade relacional. Neste sentido, a psicologia pode auxiliar.

O desenvolvimento de competências específicas na carreira também são componentes que podem se aprimorar com o auxílio da Psicologia. Por exemplo, se você possui dificuldade de comunicação em público, a Psicologia tem instrumentos para entender as razões pelas quais essa situação acontece e, posteriormente, ajudar para a construção de uma mobilidade que possibilite o crescimento desta competência.

Na verdade, todos precisamos aprofundar nosso conhecimento sobre nós mesmos, isso nos torna melhores profissionais, pais, amigos e, consequentemente, cidadãos melhores. Para que isso aconteça, é preciso se despir de alguns preconceitos e se permitir olhar para dentro, às vezes dói, mas em seguida, liberta. Viva a Psicologia.

Leticia Zanini

Diretora

PerfilDois

Coaching e Assessoria

Partner The Inner Game

International School

(48) 999336506

www.perfildois.com.br

Comentários

COMPARTILHAR