Promotor requer fotos e filmagens de OIçara sobre dano ambiental

Promotor Marcus Vinicius Ribeiro solicitou informações à Fundai e RAC, além de solicitar inspeção da Polícia Ambiental

O promotor do meio ambiente da Comarca de Içara Marcus Vinicius de Faria Ribeiro instaurou um procedimento chamado Notícia de Fato em que requer ao OIçara fotos e filmagens da deposição e do enterramento do lixo na Vila São José, Içara. O portal flagrou os dois momentos do dano causado ao meio ambiente e publicou na última sexta-feira, dia 25. Na oportunidade, a Fundação do Meio Ambiente (Fundai) embargou o espaço e notificou a prefeitura com fixação de multa de R$ 5 mil.

As várias fotos (galeria abaixo) e filmagens mostraram o depósito de lixo das mais variadas classificações, inclusive químicos potencialmente tóxicos, um veículo do município depositando entulho e a escavadeira hidráulica do município enterrando o lixo.

O promotor também solicitou à Polícia Ambiental que realize vistoria no local e encaminhe ao Ministério Público o auto de constatação, à Fundai cópia dos procedimentos que apurou o caso e à RAC Saneamento a informação se o município depositou o resíduo no aterro que a empresa administra em Poço Oito desde o dia 1° de agosto em diante.

“Será aguardada a resposta dos ofícios para se avaliar quais as medidas serão adotadas”, informou o promotor. Entre as possíveis consequências, está até a possibilidade de processo criminal contra o responsável ou responsáveis pelo dano ambiental.

 

Comentários

COMPARTILHAR