Acadêmicas na Unesc conhecem Sistema de Saúde de Içara

O Projeto tem como objetivo conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde entre teoria e prática

Uma equipe, composta por quatro acadêmicas, uma residente e uma professora dos cursos da área da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), estão conhecendo o trabalho desenvolvido, por meio do Sistema Único de Saúde, em Içara.  A ação faz parte do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (Viver-SUS Unesc). A atividade, iniciada na manhã desta segunda-feira, segue até o dia 25. O Projeto tem como objetivo conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde entre teoria e prática. A equipe está conhecendo a gestão da Secretaria e demais setores da Secretaria.

A acadêmica da décima fase de psicologia, Tainara Teixeira, ficou encantada com o  trabalho que é realizado no Ambulatório de Saúde Metal do Município. “O sistema que Içara utiliza no atendimento aos pacientes de Saúde Mental é exemplar. A organização, que inicia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família e depois o encaminhamento ao Ambulatório, onde o paciente tem acesso a consultas semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a necessidade. Além disso há uma gama de profissionais que desempenham um excelente papel no órgão”, coloca.

“Ver a realidade em loco é o mais interessante no projeto. Podemos assim, assimilar teoria e prática”, completa a acadêmica da oitava fase de odontologia, Marceli Nazario.  “A formação, além das paredes da universidade é essencial. Tenho certeza que as meninas levarão uma bagagem de conhecimento dos dias que estão vivenciando em Içara”, destaca a secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos.

Texto e foto: Assessoria de imprensa

Comentários

COMPARTILHAR