Agosto Dourado reunirá nutrizes e gestantes no primeiro “Mamaço”

As atividades iniciarão nesta quarta-feira, dia 1 de agosto, no auditório da Associação dos Aposentados de Içara, com uma roda de interação entre os profissionais de Saúde.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Içara está programando uma série de ações para o mês de agosto com objetivo de capacitar,  informar, orientar e preparar para enfrentar as dificuldades enfrentadas pelas mães e bebês no estabelecimento e adesão efetiva da amamentação. A campanha Agosto Dourado terá como tema a amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável.

As atividades iniciarão nesta quarta-feira, dia 1 de agosto, no auditório da Associação dos Aposentados de Içara, com uma roda de interação entre os profissionais de Saúde. A capacitação, com início às 7 horas, é destinada aos profissionais da rede de Saúde de Içara. Já no dia 8, acontecerá o 1º Mamaço: encontro de nutrizes e gestantes com profissionais da Saúde, visando a movimentação popular de apoio e adesão a amamentação. O encontro, que reunirá gestantes e puérperas, terá início às 14 horas, no Centro Comunitário do Bairro Primeiro de Maio.

A enfermeira coordenadora do Centro de Atenção a Saúde da Mulher de Içara (Casmi), Maristela Paz Meinert, explica que o encontro informará e debaterá os benefícios e desafios, tanto para o bebê quanto para a mãe, em torno da amamentação. “O aleitamento materno reforça o laço afetivo entre mãe e filho, além de prevenir diversas doenças. Dentre os benefícios destaco a diminuição dos riscos de doenças infantis relacionadas ao sistema digestivo, a ajuda no fortalecimento do sistema imunológico da criança, além de atender todas as necessidades nutricionais até os seis meses de idade. Na mãe, a amamentação ajuda na prevenção do câncer de mama e ovário, previne as doenças de síndrome metabólicas e cardiovasculares”, comentou Maristela.

“Nós como mães sabemos dos desafios que enfrentamos após o parto. Por isso, pensamos em realizar essa roda de conversas no dia 8, onde as mulheres poderão compartilhar e conhecer diversas experiências entre mães e bebês, além de participarem de uma capacitação com os técnicos da área da saúde”, convida a secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos.

Texto e foto: Assessoria de imprensa

Foto: Jornal Gazeta

Comentários

COMPARTILHAR