Postos de saúde têm horário estendido para vacinação contra sarampo e pólio

Unidades estarão abertas das 16h às 19h nas quartas e quintas-feiras de agosto

Tendo em vista a baixa adesão da população içarense à Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite – apenas 63% das crianças foram imunizadas – a Secretaria de Saúde do Município estenderá nas próximas quartas e quintas-feiras deste mês, dias 22, 23, 29 e 30 o horário de atendimento das 16h às 19h em quatro Estratégias de Saúde da Família (ESF): Presidente Vargas, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete e Vila Nova.

Conforme a coordenadora de Atenção Básica, Iane Savi, no decorrer da campanha o fluxo nas salas de vacinas das Unidades diminui, dificultando o alcance das metas. “Além dos horários estendidos, nossas Agentes Comunitárias de Saúde farão buscas ativas, por meio das listas de crianças das micro áreas, e também entregarão bilhetes com o período da Campanha nos Centros de Educação Infantis e residências de crianças que não frequentam a escola”, adiantou.

Em Içara, segundo a Vigilância Epidemiológica, 860 crianças ainda não foram imunizadas. “A não vacinação de pelo menos 95% da população-alvo abre espaço para o surgimento de “bolsões” de suscetíveis, o que pode gerar um grave problema de saúde pública com a reintrodução dessas duas doenças graves e que podem se alastrar de forma muito rápida, causando surtos e até epidemias”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara Laura Maté.

De acordo com a secretária de Saúde Jaqueline dos Santos, a campanha de vacinação é responsabilidade de toda a equipe, pois envolve não somente a aplicação do imunobiológico, mas também a divulgação e orientação da população. “Estamos intensificando a divulgação e também ampliando o horário para alcançar o maior número de crianças. A vacinação é um direito da criança, estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e a responsabilidade de levá-las a Unidade é dos pais ou responsáveis. A não vacinação é uma violação dos direitos das crianças, pois as coloca em situação de risco”, frisou.

Quem deve se vacinar: Crianças de um ano a menores de cinco anos, inclusive aquelas que estão com a carteirinha de vacinação em dia.

SERVIÇO: Horário estendido nas Unidades de Saúde de Içara das 16h às 19h nos seguintes dias: 22, 23, 29 e 30 (quarta e quinta-feira desta semana e da semana que vem) nas seguintes Estratégias:

ESF Presidente Vargas – Rua São Vicente, 1 – bairro Presidente Vargas – fone: 3462-8512

ESF 1º de Maio – Rua João Menegaro, 581  – bairro Primeiro de Maio- fone: 3431-3596

ESF Jardim Elizabete – Rua Trinta de Dezembro – 679 – bairro Elizabete-fone: 34313508

ESF Vila Nova – Rua Miriam Guglielmi Pavei, s/n, ao lado do Colégio 34313554

Texto e foto: Assessoria de imprensa

Comentários

COMPARTILHAR